Trechos do livro Oportunidades, Negócios e Empresas


...
É comum, ao longo da vida de qualquer pessoa, ouvir parentes, amigos, clientes, funcionários, enfim, pessoas das mais diversas, dos mais diferentes níveis cultural e econômico, conhecidos ou desconhecidos, dizerem que já perderam, pelo menos, uma grande oportunidade ao longo de suas vidas. Às vezes, várias oportunidades. 

Os indivíduos têm consciência de que perderam uma grande oportunidade, todavia, poucos param para refletir sobre o que denomina ou o que caracteriza efetivamente uma oportunidade. 

Em primeiro lugar, uma oportunidade só é uma oportunidade quando se têm condições de satisfazê-la. Isso é básico. Caso contrário constituiu-se, tão pura e simplesmente, numa situação qualquer.
...


 ... 
O aproveitamento de uma oportunidade depende de algumas condições. A primeira é que se possa satisfazê-la. A segunda é que se tenha, talvez, aquilo que alguns chamam de sorte, de estar no lugar certo na hora certa. Muitas vezes, se está no lugar certo, na hora certa, por pura percepção de que naquele local, àquela hora, surgirá uma oportunidade.

Nessa situação, houve uma leitura prévia de um cenário, a partir de um conjunto de informações obtidas antes e a manifestação do senso de oportunidade. Estar aleatoriamente em um lugar qualquer e se dar conta de que ali há uma oportunidade é muito mais do que sorte. Isso é capacidade de leitura de uma determinada situação ou cenário, que pode ser totalmente novo e não interpretado por nenhum outro indivíduo.
...

...
O ser humano moderno acostumou-se com a tecnologia que o faz querer tudo funcionando e acontecendo de imediato ou, como se diz modernamente, “em tempo real”. Alguns processos e alguns equipamentos funcionam assim, mas o sucesso pessoal e profissional não vem sempre com essa velocidade. É fruto de uma longa caminhada, planejada e executada no tempo presente com objetivos futuros, previamente determinados.
...

...
De que serve o conhecimento sem sabedoria? No caso desse profissional, alguém fatalmente usufruirá de seu conhecimento. Só que, ao próprio indivíduo, todo esse conhecimento muito pouco lhe ajuda.
... 

...
O aproveitamento de uma boa oportunidade cria condições para o surgimento e o aproveitamento de novas oportunidades. Da mesma forma, são as escolhas. Uma boa escolha cria condições para o surgimento de novas oportunidades e gera condições para o seu aproveitamento. Na hora de decidir o que se quer, está se fazendo uma escolha. Por isso, antes de saber o que se quer, é importante saber o que não se quer. Fica mais fácil fazer uma boa escolha quando se descarta aquilo que não se quer, mas é necessário ter isso bem claro.
... 

...
Entre as qualidades que diferenciam um líder, estão o bom senso e a coerência. Um líder se diferencia das demais pessoas pela sua capacidade de enxergar as situações com maior nitidez e com maior capacidade de compreensão. O líder está sempre na vanguarda das situações. Quando ele enxerga algo e manifesta ao grupo, seus membros tomam consciência de que aquele evento tem aquela configuração e suas propostas de soluções tendem a ser sempre as mais coerentes.
...